Controle de estoque para comércio varejista — Por que você pode estar jogando dinheiro fora?

 In Conteúdo Educativo

O controle de estoque é uma área essencial para o sucesso do seu negócio, no entanto, uma má administração pode resultar no desperdício do seu dinheiro. Descubra agora como ter total controle sobre suas mercadorias!

O controle de estoque é uma atividade essencial para que a sua empresa possa satisfazer a demanda de pedidos dos seus consumidores.

Estando diretamente ligado ao setor comercial e o setor de produção ou de aquisição de material, é necessário ter uma visão panorâmica da sua empresa para entender o quão importante o controle de estoque é para o seu negócio.

Através dele é possível:

  • prever o número de aquisições de matérias-primas ou produtos para revenda;
  • registrar e monitorar todas as mercadorias da empresa, tendo controle sobre possíveis extravios e danificações;
  • identificar períodos do ano em que as saídas de mercadorias são maiores, bem como os produtos que são “esquecidos” pelo seu público-alvo.

Entre outras informações que lhe permitem tomadas de decisões assertivas para a melhoria do desempenho da sua empresa de comércio varejista.

Então, para que fique claro, podemos definir o controle de estoque para comércio varejista da seguinte forma:

Controle de estoque para comércio varejista

Atividade responsável pelo gerenciamento de mercadorias, bem como seu registro de entrada e saída, possibilitando a previsão de demandas e controle de custos na produção, aquisição e armazenamento das mesmas.

E por falar em controle de custos…

Como é que você pode estar jogando dinheiro fora com o controle de estoque?

Agora que você já sabe a importância de um bom controle de estoque, chegou a hora de entender como seu negócio pode estar desperdiçando dinheiro com uma má administração das suas mercadorias.

Entre os maiores erros dos empreendedores varejistas, o descuido com o controle de estoque pode ser fatal para o seu negócio.

Desde erros como deixar mercadoria parada no estoque até a falta de previsibilidade na aquisição de material, existe uma grande lista de “coisas que você nunca deve fazer” no controle de estoque do seu negócio.

No entanto, irei citar as 4 principais:

4 coisas que você nunca deve fazer na gestão de estoque do seu comércio varejista

1 — Comprar mercadorias em excesso por falta de previsibilidade:

Um erro comum quando o empreendedor baseia-se somente no “se tem no estoque então está bom”. É preciso saber o que seu público-alvo está consumido e com que frequência ele costuma consumir tais mercadorias;

2 — Deixar de comprar mercadorias por falta de previsibilidade:

Motivado pelo mesmo erro do item 1, não possuir uma previsibilidade do estoque pode ocasionar em consequências negativas tanto para o caixa da empresa quanto para a imagem da marca, afinal, por que comprar de uma empresa que nunca tem o que eu necessito?

3 — Não saber qual o seu período médio de estoque:

Não saber quanto tempo um produto fica, em média, em estoque, o que gera custo por armazenamento.

4 — Não saber quem é o seu público-alvo:

Como já citado, a ausência de informações sobre o seu público-alvo pode resultar em sérios problemas para a gestão do seu estoque, quer um exemplo disso? Basta lembrar dos casos dos produtos que estouram em uma época do ano e depois todos se enjoam deles: paletas mexicanas, vuvuzelas, hand spinners, entre outros.

Você precisa entender quem compra de você e até que nível o seu produto irá sanar as suas necessidades.

Contudo, existe uma motivação comum entre todos esses pontos citados:

Uma má gestão de tempo!

O gerenciamento do seu estoque deve estar alinhado com sua gestão financeira, o que engloba sua gestão tributária, trabalhista, contábil, marketing e todas elas estão dependentes da sua gestão de tempo.

Por isso, você não deve preocupar-se em organizar sua empresa sozinho, ou sozinha, conte com os serviços de quem entende de contabilidade para comércio varejista e tenha total controle do seu estoque.

Nós, da Inconper Assessoria Empresarial Personalizada, somos um escritório de contabilidade em Barueri – SP porque fazer menção da localidade? que entende as necessidades dos empreendedores varejistas.

Entre em contato conosco e nunca mais desperdice dinheiro com o controle de estoque!

O que acha de marcarmos uma conversa?

Acesso nosso Facebook: @inconper

#contabildiadeparacomerciovarejista #contabilidadeembarueri #contabilidadeparavarejo #controledeestoque #reducaodecustos

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






    Este Website utiliza cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação.
    Ao clicar em aceitar você concorda com a utilização dos cookies.

    Política de Privacidade AceiteNão Aceite

    0 Compart.
    Recent Posts

    Leave a Comment

    Fale Conosco

    Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.

    Not readable? Change text.