Como montar uma loja sem dificuldades?

 In Conteúdo Educativo

Se você pretende montar uma loja, vai precisar analisar alguns pontos importantes para que o empreendimento tenha sucesso.

Pensando em montar uma loja? Em primeiro lugar, você deve pensar na localização do seu empreendimento, possibilitando fácil acesso dos clientes, próximo a paradas de ônibus e em local que tenha maior fluxo de pessoas e de veículos.

O público-alvo de uma loja pode ser mais generalizado ou específico, dependendo do foco do negócio. Seja qual for a necessidade, é importante escolher uma localização de fácil acesso.

Como fazer a legalização de uma loja

Para abrir uma loja, você precisará se dirigir à junta comercial do seu município e dar entrada no processo de abertura do negócio.

É necessário fazer o registro da empresa como pessoa jurídica e, para isso, o empresário vai precisar de um contador. Havendo sócios, exige-se a elaboração de um contrato social para conseguir o CNPJ e, no caso de uma empresa individual, o requerimento para esse tipo de empresa.

O início das atividades de uma loja só pode ser acionado mediante a expedição dos alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária (no caso de você lidar com alimentos), após os quais a Prefeitura irá liberar o Alvará de Funcionamento. No caso da Vigilância Sanitária, o estabelecimento irá receber a visita de agentes para verificar se as exigências de equipamentos e de higiene estão sendo atendidas, para não causar problemas de saúde aos clientes.

No caso de abrir um mercadinho ou mercearia, a classificação se restringe a um tamanho específico. Para atender a classificação, o espaço deve ser de até 300 metros quadrados, como indica o Sebrae. Acima dessa área, o empreendimento será considerado de maior porte, havendo necessidade de licenciamento específico.

Além disso, mercadinhos comercializam, principalmente, produtos voltados para alimentação, enlatados e itens de higiene. Isso não significa que alguns outros itens não os produtos comercializados devem ser voltados para a alimentação, com produtos prontos ou enlatados, e de higiene, principalmente, embora outros artigos possam ser incluídos no estoque.

Outros tipos específicos de lojas podem requerer licenças específicas. Por isso, é importante consultar a prefeitura.

O que você vai precisar para montar uma loja?

Em uma loja, o maior investimento é no estoque, que deve oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, o que vai exigir do empresário uma negociação com fornecedores confiáveis.

Contudo, o estabelecimento também vai precisar de uma infraestrutura adequada, principalmente com relação a equipamentos para a exposição das mercadorias, como gôndolas, prateleiras e, se vender produtos congelados ou que precisam de refrigeração, freezers e refrigeradores com tampas de vidro para facilitar a escolha pelos clientes.

Atente-se às necessidades específicas de armazenamento e conservação dos produtos que você venderá, sejam eles quais forem!

Além disso, um cuidado especial deve ser dado à contratação da equipe de colaboradores, que deve ser devidamente treinada para oferecer o melhor atendimento, principalmente porque a loja local vai ter como clientes pessoas do próprio bairro, que precisam se tornar clientes fiéis.

Lembre-se de também investir em um bom mix de produtos. Esse é um dos principais atrativos!

Mas, é o dia a dia da loja é que vai precisar de maior atenção, pois é necessário e, dessa forma, o maior cuidado deve ser com os preços oferecidos e com a forma como os clientes são atraídos e atendidos todos os dias.

De início, para conquistar clientes, é necessário reduzir a margem de lucro, criando promoções e oferecendo preços mais convidativos para atrair e manter a clientela. Portanto, nos primeiros meses, é essencial ter um capital de giro suficiente para que o empreendimento possa manter suas atividades.

O empresário de uma loja deve trabalhar da mesma forma que as grandes redes, oferecendo produtos com pouca ou praticamente nenhuma margem de lucro, ao mesmo tempo em que recupera sua lucratividade com outros produtos, utilizando as promoções como chamariz para conseguir aumentar as vendas e garantir seus lucros.

É de extrema importância não esquecer do planejamento financeiro. Mesmo em uma empresa de pequeno porte, o fluxo de caixa e o planejamento estratégico são básicos para uma boa administração.

Diante dessa necessidade, o empresário que pretende montar uma loja deve ter ao seu lado um contador confiável, que possa orientar com relação aos cuidados que deve ter para que seu negócio tenha bons resultados.

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