Aprenda como tirar o alvará de funcionamento para comércio

 In Conteúdo Educativo

Hoje você aprenderá como tirar o alvará de funcionamento para comércio!

É normal que muitos empreendedores se perguntem sobre como tirar o alvará de funcionamento para comércio. Afinal, não existe um guia impresso do empreendedor, que é entregue à porta de todos que resolvem empreender.

É sempre preciso recorrer à Internet e a autoridades no assunto, como o Sebrae, por exemplo, e está tudo bem. Afinal, de um jeito ou de outro, o empreendedor sempre consegue o apoio necessário para começar o seu negócio ou regularizá-lo.

Hoje você saberá tudo que precisa fazer para tirar o seu alvará de funcionamento (incluindo o que é esse tal de alvará)!

Vamos lá?

O que é esse tal de alvará?

Se você não conhece o que é o alvará, não se preocupe, não é o fim do mundo – ainda há tempo de conhecê-lo e de tornar o seu negócio regular e, se por algum acaso você não abriu o seu comércio, mas está aqui para entender o que é preciso para abri-lo, parabéns! Você está no caminho certo!

Então, vamos direto ao ponto:

Em suma, o alvará de funcionamento é um documento que atesta que determinado estabelecimento tem permissão para funcionar.

Simples, assim? Sim, simples assim. Tudo bem que essa é a versão resumida da história, mas, essa é a explicação mais clara e objetiva que se pode ter sobre esse documento.

Agora, qual a importância?

Bem, o alvará de funcionamento é o principal fator a determinar se um negócio opera de forma regular ou não. Sem ele, em tese, a empresa em questão não deveria estar aberta, ainda que isso aconteça (e gere dores de cabeça para o empresário que optou por começar o seu negócio sem um alvará)!

Que tipos de alvará existem?

Não poderíamos falar sobre como tirar o alvará de funcionamento sem citarmos quais são os tipos de alvará que existem, não é mesmo?!

Por isso, confira, abaixo, a lista de alvarás de funcionamento e licenças:

  • Alvará de funcionamento;
  • Registro ou Licença da Vigilância Sanitária;
  • Licença ambiental;
  • Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros.

De qual alvará ou licença eu preciso?

Bem, isso depende! Como você está buscando ter um comércio, você precisará de um alvará de funcionamento, é claro. Dependendo do tipo de comércio que você deseja trabalhar, será necessário ter a licença ou o registro da Vigilância Sanitária, conforme descrito na lista acima!

Em outras palavras, se você for trabalhar com um comércio que venda remédios ou alimentos, é necessário ter a licença da Vigilância Sanitária.

Como tirar o Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é emitido através de órgãos municipais, como a Prefeitura Municipal, por exemplo.

Você deve consultar a Prefeitura do seu município para começar a regularizar o seu negócio.

As secretarias responsáveis pela tramitação do pedido mudam de acordo com a cidade. Normalmente, você deverá procurar a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços.

Vale lembrar que o Alvará de Funcionamento nem sempre é definitivo – para negócios de alto risco é preciso renovar a licença periodicamente. Mas, se você não precisar de quaisquer licenças adicionais, a obtenção do alvará deverá ser fácil e rápida.

Agora que você já sabe como tirar o alvará de funcionamento e quem procurar para começar, entre em contato com a Inconper. Nós somos contadores especializados em abrir e regularizar negócios – e podemos cuidar de toda a burocracia para que você opere seu negócio com tranquilidade.

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

#inconperassessoriaempresarial #inconperbarueri #contabilidadebarueri #alvarádefuncionamento

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!





6 Compart.
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.