Retenção de Talentos no Comércio: Isso é possível?

 In contabilidade para comércio varejista, Conteúdo Educativo

Ter uma equipe qualificada e experiente, que tenha total conhecimento sobre as políticas e os procedimentos da empresa, é um grande diferencial em qualquer tipo de negócio e, no varejo, isso não é diferente. Dessa forma, a retenção de talentos no comércio é uma forma de atrair mais consumidores e manter a organização em pleno crescimento. 

Neste artigo, vamos te mostrar como é possível manter os bons profissionais em seu quadro de funcionários do comércio e as consequências disso. Tem interesse no assunto? Leia até o final! 

Entenda o que é retenção de talentos no comércio

É impossível ter sucesso no negócio sem valorizar o capital humano e isso é algo essencial no comércio. A retenção de talentos baseia-se em estratégias para fazer com que os bons profissionais aumentem o tempo de permanência atuando como profissional de uma empresa. Essas estratégias não devem ser pensadas apenas quando um determinado funcionário competente pedir demissão, ou se mostrar insatisfeito com a organização, a ideia é que as práticas sejam constantes. 

Benefícios de aumentar a permanência de talentos na empresa

A experiência e as habilidades adquiridas por funcionários que já estão há algum tempo no negócio são recursos muito valiosos. Eles impactam diretamente na experiência do cliente e no crescimento da empresa. 

Confira as principais vantagens da retenção de talentos no comércio:

  • economia no processo de contratação de novos funcionários, rescisões e treinamentos;
  • melhoria no relacionamento entre os colaboradores, fornecedores e, principalmente, clientes da loja;
  • aumento da produtividade. 

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Veja 4 dicas para aumentar a retenção de talentos no comércio 

Compreenda algumas práticas que podem contribuir para que os bons funcionários do seu comércio queiram permanecer por mais tempo atuando como seu colaborador: 

1. Remunere os colaboradores adequadamente

O salário não é o único ponto que é avaliado para motivar os funcionários, mas não podemos deixar de compreender que os benefícios financeiros também são importantes. Oferecer uma remuneração atraente, adequada às funções e habilidades de cada funcionário, é muito relevante para melhorar a retenção de talentos no comércio.  

2. Invista em cursos e treinamentos

Motivar os funcionários a se tornarem profissionais mais capacitados é bom para todas as partes. O colaborador se sente motivado e percebe que a empresa acredita no seu potencial intelectual. 

Por outro lado, a organização também se beneficia com a atuação de um profissional cada vez mais competente. Essa troca favorece um ciclo vicioso de sucesso e que também contribui para que os colaboradores tenham vontade de permanecer no negócio. 

3. Dê feedbacks

Colaboradores precisam saber se estão no caminho certo, o que e como podem melhorar e também receber elogios. Dar feedbacks é essencial para incentivar e aprimorar boas práticas e também para nortear o trabalho dos outros funcionários da equipe. Fazer elogios sinceros na presença de outros colaboradores, por exemplo, é uma maneira de motivar o profissional e fazer ele se sentir valorizado pelo bom desempenho. 

4. Desenvolva um plano de carreira

Nenhum bom profissional quer ficar em uma empresa onde não sabe como será o futuro. A sensação de estar estagnado e de já não ter como crescer em uma rede de lojas, por exemplo, pode fazer com que ele tenha vontade de buscar novos desafios para a carreira. Portanto, criar um plano de carreira é uma forma de aumentar as chances da retenção de talentos no comércio. Ao contrário do que muitos pensam, a estratégia não é exclusiva de grandes corporações. Seja qual for o tamanho do negócio, é possível aproveitá-la. 

Como vimos, criar estratégias para aumentar a retenção de talentos no comércio não é tão complicado e pode trazer diversas vantagens para o negócio. É totalmente justo e humano valorizar os colaboradores que contribuem para o crescimento da empresa. Além disso, fazer com que eles permaneçam mais tempo no quadro de funcionários favorece a economia e o sucesso da organização.

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