O QUE É O PONTO DE EQUILÍBRIO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA?

 In contabilidade para comercia varejista

Ponto de equilíbrio: a melhor ferramenta para o seu comércio varejista dar resultados!

Determinar o ponto de equilíbrio é um dos elementos centrais em qualquer negócio, mas você sabe por que isso é tão necessário?

Porque ele nos permite determinar o nível de vendas necessário para cobrir o custo total, ou, em outras palavras, o nível de renda que cobre os custos fixos e custos variáveis. 

Esse ponto de equilíbrio, é uma ferramenta estratégica fundamental para determinar a solvência de uma empresa e seu nível de lucratividade

Custos fixos de uma empresa de comércio varejista

Para começar, vamos definir alguns aspectos básicos. Para o custo fixo, denotaremos todos os custos que são independentes do lucro das operações ou da execução do negócio. 

Os custos que devem ser incorridos, independentemente de o negócio ter lucro ou não, por exemplo, são: 

  • aluguéis;

  • custos fixos com água, energia e telefonia;

  • fornecedores e etc.

Ou seja, quer haja ou não uma venda, há sempre um custo associado. 

Custos variáveis no comércio varejista

Para custos variáveis, denotaremos tudo o que implica o funcionamento do negócio, por exemplo, mercadorias ou matérias-primas. 

Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis ​​mudam em proporção direta aos volumes de produção e vendas. 

Para o negócio fazer sentido, o preço de venda deve ser maior que o preço de compra. Essa diferença é conhecida como margem de contribuição.

Ponto de equilíbrio e a viabilidade do comércio varejista

A determinação do ponto de equilíbrio permite, dessa forma, verificar a viabilidade do negócio

Se houver desequilíbrio financeiro entre preço de compra e preço de venda, isso se torna um grande problema para você e seus negócios, visto que o dinheiro que está entrando, não cobre todos os custos e nem está dando lucro, e por isso, acima de tudo, dentro do ponto de equilíbrio trabalhamos com uma precificação adequada. 

Compreendeu?

Se a atividade econômica é interrompida e se torna mais efêmera, haverá uma volatilidade, fazendo assim, com que o ponto de equilíbrio se mova para fora do intervalo normal – o que consequentemente, causará problemas de liquidez, o que vai obrigá-lo a adiar ou refinanciar empréstimos e/ou pagamentos de matérias-primas. 

Ou seja, tudo se tornará uma bola de neve tão grande, que ficará difícil depois de certo tempo, conseguir contornar a situação e dar a volta por cima!

E qual é a solução para ter lucro e potencializar resultados?

Todos estes aspectos comportamentais de sua empresa são possíveis de determinar com a análise do ponto de equilíbrio. Só assim é possível saber quando, quanto e como tem-se de lucro ou prejuízo. 

O ponto de equilíbrio permite que você conheça o nível de benefícios ou prejuízos possuídos em seu negócio. Isso quer dizer que, nem tudo que é vendido é lucro líquido.

É por isso que mesmo vendendo tanto, o valor que entra não tem sido suficiente, e existem muitos problemas, nesse sentido, que precisam urgentemente serem avaliados e resolvidos. 

 

Portanto, se você deseja uma contabilidade especializada em comércio varejista, e se deseja prosperar e ultrapassar todos os desafios, vivenciados por seu negócio, entre em contato conosco e teremos enorme prazer em te auxiliar! 

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.