O que é eSocial?

 In Acontece na INCONPER

Entenda melhor o que é o eSocial e os cuidados que a sua empresa deve ter!

Se você chegou até aqui é porque ouviu falar sobre o eSocial. Não é verdade?

Alguns gestores já estão familiarizados com suas características, porém, muitos outros ainda não sabem o que é eSocial e quais os benefícios que ele pode trazer para seus negócios.

Além disso, tiveram algumas novidades no eSocial que ainda geram dúvidas a empregadores.

Então, se você é uma das pessoas que ainda não sabe o que é continue com essa leitura e saiba mais sobre esse importante programa do Governo Federal, que, se você não cumprir, pode ter que pagar multas de milhares de reais.

Confira!

eSocial – o que é?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do Governo Federal que visa integrar dados gerados por empresas, referentes às obrigações acessórias fiscais, previdenciárias e trabalhistas, como o FGTS, auxílio-doença, INSS, etc.

Esse sistema entrou em vigor em 2014, porém, somente em janeiro de 2018 foi, de fato, efetivado, integrando vários tipos de empresas em fases distintas.

Foi nessa época que o eSocial começou a valer e trouxe diversas mudanças para as empresas.

Só para você ter uma ideia, o eSocial é de tamanha magnitude, que foi viabilizado pela:

  • Secretaria da Receita Federal do Brasil.
  • Ministério do Trabalho.
  • Caixa Econômica Federal.
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mudanças no eSocial em 2019

A régua fiscal é uma expressão usada para a verificação e cronograma das novas obrigações tributárias, e o eSocial é uma dessas obrigatoriedades que está separada em 4 grupos:

  • Grupo 1 – empresas com faturamento até R$ 78 milhões.
  • Grupo 2 – empresas de pequeno porte e microempresas.
  • Grupo 3 – empresas optantes pelo Simples Nacional. Esse grupo deve entregar todas as obrigações fiscais ainda em 2019.
  • Grupo 4 – todos os órgãos públicos e também os internacionais.

Por isso, é importante que você tenha o apoio de uma contabilidade para checar todos os prazos a serem cumpridos e viabilizar todo esse processo referente ao eSocial para sua empresa.

Benefícios do eSocial

Após concluída a implantação do eSocial, o projeto será um sistema unificado de folha de pagamento digital, através do qual sua empresa vai fornecer os dados relativos aos trabalhadores aos órgãos que citamos anteriormente.

Isso vai facilitar bastante sua gestão de processos, melhorar a segurança dos dados e também vai prover ao Governo Federal informações mais precisas, referentes à movimentação dos trabalhadores no mercado de trabalho.

Ademais, o eSocial para empresas tem a finalidade de evitar a sonegação de impostos e garantir aos trabalhadores o recebimento de seus direitos previdenciários e trabalhistas.

Logo, se há alguns anos os sistemas tributário, previdenciário e trabalhista eram sobrecarregados por papéis e demandas onerosas e intermináveis, agora, todas as atividades podem ser realizadas online.

Portanto, agora que você sabe o que é eSocial, fique atento(a), pois a fiscalização em 2019 será mais acirrada e o cruzamento de dados virá com maior agilidade – não espere pagar multas ou ter sua empresa bloqueada pela Justiça!

Entre em contato agora mesmo com nosso escritório de contabilidade, que podemos ajudar você ajustar sua empresa para o melhor.

Fale conosco!

Forte abraço.

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






0 Compart.
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.