Junta Comercial de São Paulo – Como fazer o registro?

 In contabilidade para comércio varejista, Empreendedorismo, Gestão do negócio

Muitas pessoas estão abrindo seus próprios empreendimentos, e um passo muito importante para que a instituição possa atuar na legalidade, é fazer o registro na junta comercial do seu estado.

Neste artigo, você aprenderá a fazer o registro na Junta Comercial de São Paulo (mas os passos também poderão ser usados em outros estados), conhecendo quais são os documentos necessários, além de um passo a passo de como se registrar.

Acompanhe o artigo e boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

Documentos necessários para registro em uma junta comercial

Antes de correr atrás do seu registro, é preciso já ter em mãos todos os documentos necessários para iniciar a sua inscrição, assim, o processo é agilizado. Confira a seguir uma lista com alguns dos dados necessários:

  • Contrato Social e Estatuto (três vias);
  • Requerimento Padrão (uma via);
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelos 1 e 2;
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade dos donos ou administradores da empresa;
  • Comprovante de pagamento das taxas pelo Guia de Recolhimento e DARF;
  • Contrato Social (documento onde consta quais os objetivos da empresa, interesse dos sócios e como se dá a divisão das cotas. 

Passo a passo de como fazer registro na Junta comercial de São Paulo

Com todos os documentos em mãos, é necessário se dirigir até a Junta Comercial da sua cidade, neste caso São Paulo e, chegando lá, falar que deseja fazer o registro do seu empreendimento. Posteriormente, será necessário preencher alguns formulários.

Dica: faça uma pesquisa prévia para descobrir se existe alguma outra empresa com o nome e/ou endereço empresarial que serão usados na sua instituição. Assim, você conseguirá estabelecer a sua marca mais facilmente, além de evitar problemas relacionados a direitos autorais.

Caso você se enquadre como MEI, é possível fazer o seu registro online, acessando o site Portal do Empreendedor. Depois do cadastro feito, será entregue o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) e você poderá obter o cartão CNPJ.

Caso não se enquadre como MEI, você pode se registrar como Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou como Microempresa (ME). Isso depende do seu faturamento anual.

Após essa etapa, é preciso conseguir um alvará de funcionamento, um documento atestando que você poderá exercer suas atividades naquele local. Para fazer isso, é preciso se dirigir até à Prefeitura Municipal de São Paulo.

Por fim, ainda é preciso se cadastrar no FGTS, Previdência Social. Se for necessário, também é preciso se cadastrar no Conselho de Classe e se registrar na Secretaria Estadual da Fazenda para obtenção da inscrição no ICMS, ação exclusiva de empresas que atuam nos setores de comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

E então? Está preparado para fazer o seu registro na Junta Comercial de São Paulo e começar a trabalhar em seu novo empreendimento? É importante que a sua empresa esteja devidamente planejada e organizada, para que você possa começar as suas atividades sem muitas dificuldades.

Gostaria de ajuda para fazer o registro de sua empresa? Conte conosco!

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Summary
Junta Comercial de São Paulo - Como fazer o registro?
Article Name
Junta Comercial de São Paulo - Como fazer o registro?
Description
Muitas pessoas estão abrindo seus próprios empreendimentos, e um passo muito importante para que a instituição possa atuar na legalidade, é fazer o registro na junta comercial do seu estado. Neste artigo, você aprenderá a fazer o registro na Junta Comercial de São Paulo (mas os passos também poderão ser usados em outros estados), conhecendo quais são os documentos necessários, além de um passo a passo de como se registrar.
Author
Publisher Name
Inconper
Publisher Logo
Recommended Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.