ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – Saiba como calcular e como impacta em sua transportadora!

 In Contabilidade para transportadora, Fiscal, Gestão do negócio

Entenda um pouco mais sobre o ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que pode ser decisivo entre o fracasso e o sucesso de sua transportadora!

Todos sabemos que empreender é complicado, ainda mais com tantas regras, normas, leis e tarifas a serem seguidas e pagas, não só ao Governo, mas aos fornecedores, aos serviços utilizados, aos funcionários, os aluguéis ou prestações…

Desse modo, não queremos de jeito nenhum te desencorajar, apesar de ser um fato que começar um negócio não é um mar de rosas, mas isso é uma realidade em qualquer lugar. Muitas dúvidas surgem –  e continuarão surgindo, com certeza – quanto às responsabilidades de um empreendedor para com o Estado e suas licenças, cobranças e impostos que parecem até infindáveis!

Mas não se preocupe, todo começo é difícil, e você bem sabe que não se pode ceder e morrer na praia. Assim, sua determinação o trouxe até aqui, e temos certeza que não será agora que você olhará para mais um desafio e decidirá que seus sonhos não valem a pena te fazer passar por mais uma provação e colocá-la então, junto com as demais, que formarão histórias belíssimas de como sua escalada foi fruto direto de seus esforços.

Dessa forma, para te auxiliar nesse caminho ao topo, viemos te esclarecer um desses pontos que estão tirando o seu sono: o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Venha conosco e sane assim, uma importante dúvida que pode dividir seu futuro entre fracasso ou sucesso.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

O que é o ICMS?

ICMS, ou simplesmente Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é uma cobrança que reflete sobre mercadorias das mais variadas, como alimentos e produtos de higiene pessoal, e também recai sobre serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. 

Como fazer o cálculo?

Para realizarmos o cálculo do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é necessário estabelecer dois conceitos importantes antes de irmos para uma fórmula – que não é nada complicada, não se preocupe!

  • Alíquota: é uma porcentagem, simplesmente isso. Ela incide sobre o valor da mercadoria e varia de acordo com o produto que for taxado;
  • Valor da mercadoria: é o preço que será disponibilizado ao público e, por fim, comercializado

Com esses dois dados explanados, vamos às contas! O valor do ICMS será o resultado da multiplicação do preço do produto com a porcentagem da alíquota correspondente a ela. Simples, não? Vamos elaborar um exemplo para ilustrar a conta.

Suponhamos que sua transportadora esteja realizando o deslocamento de um produto que possui um custo de R$10.000,00. Ao realizar uma pesquisa, viu-se que a alíquota desse objeto é de 15%. Então, é só realizar a conta de 10.000 X 15%, obtendo o valor de R$1.500,00 para a contribuição ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Pronto! O cálculo está feito e agora você sabe exatamente o que precisa pagar, sem dor de cabeça. 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Summary
ICMS - Como calcular e como impacta em minha transportadora!
Article Name
ICMS - Como calcular e como impacta em minha transportadora!
Description
Entenda um pouco mais sobre o ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que pode ser decisivo entre o fracasso e o sucesso de sua transportadora!
Author
Publisher Name
Inconper
Publisher Logo
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.