Gestão de Pessoas no Varejo: Quais os principais desafios?

 In contabilidade para comércio varejista

Investir na gestão de pessoas em lojas do varejo é necessário, e isso vale para empresas dos mais variados tamanhos e nichos. Os funcionários são fundamentais para que os objetivos das organizações varejistas sejam alcançados e precisam de apoio para conseguirem desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. 

Essa preocupação é imprescindível para lojistas que desejam atender melhor seus clientes e se destacar no mercado. Por isso, neste artigo separamos algumas dicas práticas para você melhorar a gestão de pessoas em lojas do varejo. Confira!

1. Inicie sua estratégia de gestão de pessoas em lojas do varejo, investindo em treinamentos para os colaboradores 

Alguns empresários acreditam que ao investir em treinamentos para os colaboradores estão gastando dinheiro. Afinal, eles vão sair algum dia da empresa e vão levar os cursos e palestras para outros lugares. 

No entanto, todo o conhecimento adquirido pelos funcionários durante o período em que eles estão atuando na empresa é benéfico para melhorar o desempenho deles e, consequentemente, o da loja. Não é um gasto, se trata de um investimento importante para melhorar a gestão de pessoas em lojas do varejo

2. Analise a demanda de horas trabalhadas

O varejo é conhecido por ser uma área que exige que os funcionários trabalhem por uma grande quantidade de horas. No entanto, essa prática não é interessante para o colaborador e nem para a empresa. 

O trabalho em excesso pode prejudicar a produtividade, já que o funcionário fica mais estressado e propenso a cometer erros. Além disso, com a saúde prejudicada, aumentam as chances do colaborador faltar ou até mesmo pedir demissão da loja. Vale a pena repensar os processo e encontrar formas de manter a loja funcionando sem sobrecarregar ninguém. 

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3. Ofereça benefícios

Já parou para pensar em quais benefícios são mais relevantes para os funcionários da loja? É válido fazer uma pesquisa para descobrir e oferecer vantagens condizentes com os desejos da maioria. Demonstrar real preocupação com os interesses das pessoas que trabalham na empresa é algo que motiva a equipe e influencia o desempenho. 

Confira alguns exemplos de possíveis benefícios:

  • bolsas de estudo;
  • auxílio-creche; 
  • plano odontológico. 

4. Melhore a comunicação interna

A comunicação entre os setores da empresa é fundamental para que o trabalho seja unificado. Dessa forma, fica mais fácil alinhar os processos, criar objetivos coletivos, propor soluções para os desafios enfrentados. Todos os funcionários, independente do cargo, podem ter sugestões interessantes e merecem ser ouvidos com atenção.  

Veja algumas ideias que podem ajudar a melhorar a comunicação interna:

  • feedbacks;
  • aposte em canais de comunicação impressas ou virtuais; 
  • estimule a interação entre os funcionários, criando momentos ou canais para isso.

5. Favoreça o bem-estar dos colaboradores

Um dos pilares da gestão de pessoas em lojas do varejo é a promoção do bem-estar. É muito difícil que o funcionário trabalhe com excelência se não está se sentindo bem e, em muitos casos, a empresa pode contribuir com ações simples para que isso mude. Por ser interessante, por exemplo, oferecer lanches para que os colaboradores possam se alimentar nos intervalos.

Algumas empresas investem em meditação, áreas de descanso e até sessões de massagem para que os colaboradores possam relaxar e voltar ao trabalho mais bem dispostos.  

Além disso, também é válido tomar cuidado para que os ambientes utilizados exclusivamente pelos funcionários também seja limpo, bem cuidado e climatizado. Tudo isso aumentam as chances de que o colaborador consiga renovar as energias para trabalhar melhor depois. 

A gestão de pessoas é fundamental para ter sucesso no varejo. Ela melhora a produtividade e o bem-estar dos funcionários, sendo um importante instrumento para reduzir os custos da empresa com o contrato de novos colaboradores, por exemplo. Esperamos que este texto tenha ajudado você a compreender algumas estratégias de gestão de pessoas em lojas do varejo. 

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