Fluxo de caixa para comércio – Obtenha o controle de entrada e saída do seu dinheiro

 In Conteúdo Educativo

Com a elaboração de um fluxo de caixa para comércio é possível obter um controle eficiente da entrada e saída do seu capital e garantir a saúde financeira do seu negócio. Entenda como!

Com certeza, o fluxo de caixa para comércio é uma ferramenta de gestão financeira essencial para qualquer empresa.

Afinal, no Brasil, é muito comum encontrar empresas com problemas na gestão dos seus investimentos e contas a receber.

Sendo assim, possuir um fluxo de caixa muito bem estruturado se torna crucial para que o seu negócio não acabe fechando as portas por não ter como se sustentar.

E a situação se torna ainda mais extrema quando falamos do comércio!

Ter que lidar com:

  • controle de estoque para comércio;
  • demandas sazonais;
  • investimento em produtos de qualidade adquiridos pelo menor preço possível;
  • acompanhar as tendências do varejo.

Entre diversos outros riscos que você deve correr para manter o seu negócio competitivo no mercado, exigem um controle financeiro, no mínimo, sem erros.

Então, para te auxiliar a entender melhor como funciona a elaboração de um fluxo de caixa para comércio varejista e como você pode garantir o controle das suas contas a receber e contas a pagar, confira a postagem que nós, da Inconper Assessoria Empresarial Personalizada, preparamos para você!

O que o fluxo de caixa para comércio e como elaborar o seu!

Então, indo direto ao assunto, o fluxo de caixa para comércio pode ser definido pelo processo de controle das suas entradas e saídas, ou seja, suas receitas e despesas, em um determinado período de tempo.

Sendo assim, é possível que você tem em um único documento as informações necessárias para tomar ações assertivas referentes a cortes e investimentos em seu negócio, muitos empresários utilização planilhas para realizar o controle desse processo, contudo, dependo da realidade do seu comércio varejista, um sistema pode ser a melhor opção.

Então, para que você estruture o seu fluxo de caixa para comércio varejista é preciso se atentar a alguns detalhes que fazem toda a diferença, sendo eles:

O período de apuração das movimentações financeiras

É importante manter um controle frequente sobre as movimentações financeiras do seu fluxo de caixa para comércio em varejo e compará-lo com os resultados dos períodos anteriores, possibilitando projeções para períodos seguintes.

A categorização dos seus gastos e ganhos

Justamente para que você identifique e solucione furos em seu orçamento ou aprimore o investimento em departamentos que podem ser melhor aproveitados, é importante classificar a origem de cada registro do seu fluxo de caixa para que suas tomadas de decisões se tornem mais assertivas, baseadas em dados precisos.

O controle e análise dos seus dados

Por fim, fazendo referência aos dois passos anteriores, tenha definida como uma estratégia frequente a análise e comparação dos seus dados, para que você tenha embasamento para a realização de projeções de investimentos futuros, o que é um grande diferencial para uma empresa de comércio varejista.

Conte com a Inconper e tenha um fluxo de caixa muito bem estruturado

Então, caso você deseje obter o controle sobre as entradas e saídas da sua empresa de comércio varejista, conte com a Inconper e tenha um fluxo de caixa muito bem estruturado.

A Inconper é um escritório de contabilidade especializado em comércio varejista, entre em contato com um de nossos consultores hoje mesmo e não permita que a sua empresa tenha problemas financeiros!

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.