Fluxo de caixa – Entenda como fazer o controle em sua editora!

 In Contabilidade para editoras, Gestão do negócio

Decifrando a incógnita do fluxo de caixa para te ajudar com o seu negócio!

No dia a dia, é claro, ter o controle de todos os processos ao nosso redor é bom, obviamente, te dá mais confiança para realizar assim, ações com um embasamento e respaldo sólido, criando, desse modo, um domínio das situações para si.

Porém, é natural que nem tudo esteja sob o nosso controle. Atividades e problemas diversos sempre acabam surgindo e nos pegando de surpresa, fazendo assim, com que tenhamos que usar nossa mente e imaginação para então, realizar o possível e impossível para criar soluções práticas e voltar à estabilidade de antes.

Obviamente, ter conhecimento prévio nos ajuda muito em casos que possam aparecer. Quantas vezes você não conseguiu chegar a uma resposta a partir de outras vivências e experiências que calharam de te trazer uma ideia genial para tranquilizar a todos – e ao seu negócio, claro.

Pensando nisso, trouxemos uma ótima ideia para te ajudar a ter toda essa segurança para tomar atitudes cada vez mais ousadas e criativas, visando, desse modo, superar qualquer desafio que venha a sua frente e garantindo mais controle sobre o seu empreendimento! 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o resultante dos rendimentos da empresa em uma parcela de tempo, sendo útil assim, para obter uma visualização das entradas e saídas observáveis.

Okay, e o que isso quer dizer?

Significa o dinheiro que sai e entra do seu caixa. Assim, quando a  verba está positiva são chamadas de entrada, e quando ela é referente a gastos, são nomeadas de saídas. Dessa forma, um bom equilíbrio entre as duas – ainda melhor uma taxa baixa de saídas – é o que qualquer empreendedor almeja, pois, significa que você está ganhando mais do que perdendo.

Fazer uma boa mensura do seu fluxo de caixa é importante para a realização de futuros investimentos e economias, além de ter então, maior controle sobre essas movimentações na palma da mão. Vamos mostrar como você pode aplicá-lo!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

Como eu posso calculá-lo?

Vamos começar com a elaboração de uma planilha, e aí vão os tópicos para preenchê-la:

  • Fluxo de caixa operacional: aqui é o lugar para registrar todas as atividades das operações normais da editora. Faça a subtração das entradas (como serviços remunerados e bens oferecidos, além da cobrança de dívidas e juros recebidos) das saídas (como gastos com materiais e o pagamento de fornecedores, funcionários, credores e taxas) e anote na planilha;
  • Fluxo de caixa de investimento: nessa categoria, quaisquer investimento, como a compra de ações, é anotada. Faça a subtração das entradas das saídas e adicione à planilha;
  • Fluxo de caixa financeiro: nessa última divisão, o registro de operações financeira entra em cena. Novamente, faça a subtração das entradas (como venda de ações  retorno de empréstimos) das saídas (como o abatimento de dívidas) e acrescente.

Depois de todos esse dados disponíveis, some todos esses fluxos. Se o resultado for positivo, sua movimentação está gerando “no verde”, e se for negativo, os gastos estão excedendo a capacidade da empresa.

Não só para refletir sobre os gastos, o fluxo de caixa te ajuda a ponderar sobre outras ações  serem tomadas, como a aplicação de investimentos – se já não tiver.

Depois dessa leitura, você já sabe a importância de um bom controle dessa questão no seu negócio, certo?

Gostou? Nos deixe seu comentário abaixo! E se ficou com alguma dúvida entre em contato conosco!

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Summary
Fluxo de caixa - Entenda como fazer o controle em sua editora!
Article Name
Fluxo de caixa - Entenda como fazer o controle em sua editora!
Description
Obviamente, ter conhecimento prévio nos ajuda muito em casos que possam aparecer. Quantas vezes você não conseguiu chegar a uma resposta a partir de outras vivências e experiências que calharam de te trazer uma ideia genial para tranquilizar a todos - e ao seu negócio, claro.
Author
Publisher Name
Inconper
Publisher Logo
Recommended Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.