Experiência do usuário no comércio – Do e-commerce à loja física, como atrair mais clientes?

 In Contabilidade para e-commerce

Não é novidade que o e-commerce tem crescido muito ao longo dos anos. Cada vez mais e mais empreendedores adentram o mercado, cientes que o estilo de consumo digital tem se ampliado em todo o mundo, fazendo o mercado se movimentar cada vez melhor.

No entanto, melhor do que apenas ter um e-commerce, seria poder também ter uma loja física, concorda?

Não podemos esquecer que ainda hoje – e sempre será assim – há clientes  que têm a preferência por retirar os produtos em loja física. Algumas pessoas sentem prazer em poder ir até à loja para ver o produto, antes mesmo de eles serem comprados…

Portanto, se você já possui um e-commerce e, deseja atrair mais clientes para uma loja física, preste bastante atenção ao que iremos dizer a partir de agora!

Dica 1: Localidade do usuário no e-commerce

Se o cliente visitou sua loja virtual, se encantou e comprou alguns produtos, ótimo, mas é sempre bom gerar maior envolvimento e vendas, certo?

Sendo assim, comece a filtrar os clientes de seu e-commerce por região. Ou seja, se sua loja virtual atende todo o Brasil, e você pensa em montar uma loja em São Paulo, por exemplo, o primeiro passo deve ser incluir um filtro para saber onde o cliente se encontra. Qual a região ele vive e, quais ele frequenta?

Mensure os dados. Analise a conveniência e, assim,  verá quais são as localidades onde sua loja poderia ter maior efetividade e sucesso. Observe essas métricas, para só então tomar a decisão de onde abrir sua loja física. 

Dica 2: Atendimento excepcional online ou em ambiente físico, aqui a experiência do cliente conta muito!

Facilite ao máximo o autoatendimento. Seu cliente precisa sentir-se à vontade para navegar em sua plataforma e entender questões relacionadas ao produto.   

Sendo assim, apresente possibilidades de facilitar a escolha e compra, como canais de comunicação interativa, descrições detalhadas, facilidade na escolha da forma de pagamento, para que, então, seu atendimento possa diferenciar-se dos demais e criar maior interação, atraindo, assim, o cliente à sua loja física. 

Neste sentido, pense em ações como:

  • Facilidade de atendimento.
  • Rapidez no atendimento.
  • Rapidez na compra.
  • Amostragem virtual e física de peças que podem se encaixar no perfil do seu cliente.

Dica 3: Diversidade nas opções!

A diversidade de produtos e itens também conta para que o cliente tenha uma boa experiência. Visto que, quanto maior for o seu acervo, melhor será para criar oportunidades e gerar mais vendas!

Para isso, faça uma busca sobre a atuação da concorrência, os diferenciais oferecidos pelo mercado, quais são as possíveis melhoras para seu atendimento e como você pode adaptá-lo à necessidade de seu público. 

Dessa forma, ao atentar-se às questões citadas, haverá a possibilidade de  integrar as melhorias à sua loja física, portanto, fique atento!

Dica 4: a retirada dos produtos em loja

Muitos pensam que é necessário focar em experiência do usuário apenas quando falamos do ambiente digital, no entanto, não é bem assim que isso funciona. 

Para que seja possível ter o retorno do cliente à sua loja, é necessário que este sinta-se bem e confortável no ambiente que você, lojista, proporciona. 

 

Em se tratando de comodidade, o fato de o comprador ter a possibilidade de retirar o produto diretamente na loja, gera uma sensação de agrado que pode fazer com que o primeiro pensamento dele ao cogitar uma compra seja  o seu comércio. 

Sendo assim, lembre-se sempre de prestar um ótimo atendimento – e isso independe do ambiente com o qual você trabalha – para que, assim, possa ser considerado referência no momento de compra.

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E então, o que achou das informações?

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco, afinal, falamos apenas de nossas especialidades e, com toda certeza, o bom atendimento está entre elas!

Será um grande prazer ajudá-lo! 

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

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Sucesso e até logo.

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