6 dicas de diferenciação no comércio varejista

 In contabilidade para comércio varejista

Diferenciação no comércio varejista: aprenda a identificar as necessidades do seu comércio e utilizar isso em prol do sucesso da sua empresa!

Para que seja possível se destacar no comércio varejista é preciso se diferenciar da concorrência, garantindo, dessa maneira, a preferência do seu público consumidor e atraindo-o para ter uma experiência de compra diferente dos demais.

Mas quais tipos de diferenciação no comércio varejista eu posso realizar para permitir que meu estabelecimento se destaque entre os tantos outros que existem?

Se isso é tudo que você precisa saber, fique atento a essa leitura e descubra 6 dicas de diferenciação no comércio varejista que são extremamente eficazes para o impulsionamento de suas vendas!

Vamos lá?

1. Entenda o perfil do seu cliente

Antes de aplicar qualquer estratégia de diferenciação no seu comércio varejista é imprescindível que você desenvolva um planejamento para lidar com sua concorrência, e isso inclui conhecer o perfil de seus clientes.

Desse modo, levantar dados como comportamento de compra, características sócio-demográficas, benefícios e produtos mais buscados e o que desejam e não encontram em outras empresas, é extremamente relevante para você decidir quais ações de diferenciação trarão mais resultados positivos ao seu comércio, e que consequentemente farão a diferença para os seus clientes.

2. Tenha a internet como parceira

Essa é uma das dicas de diferenciação para comércio varejista que facilita bastante a atração de mais clientes para seu estabelecimento.

O usuário da internet está bem mais seletivo e procura por conteúdo que possa lhe oferecer novos conhecimentos e nova visão sobre qualquer produto ou serviço.

Assim, você pode usar o marketing de conteúdo que atraia a atenção dos seus clientes, implantando meios de manter os usuários de internet bem informados, de forma simples, eficiente, e assim, diferenciando o seu comércio varejista dos demais.

Dessa maneira, é interessante investir em sites, blogs ou em newsletters que possam levar essas informações aos usuários e consumidores.

3. Inovar é preciso!

Inovar não significa necessariamente que você tenha que inventar um novo produto ou serviço, mas sim pensar em meios diferentes de encantar o seu público-alvo.

Entenda que a diferenciação exige inovação. E essa inovação deve ter constância para sempre se manter à frente de sua concorrência.

Logo, você não vai conseguir se destacar entre seus concorrentes se não estiver oferecendo novas soluções para que consiga surpreender seus clientes fixos e aqueles em potencial.

4. Agregue valor ao que você oferece

Atenção: vender mais barato nem sempre é uma boa estratégia de diferenciação. 

Sabe por quê?

Porque muitos clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por algum produto/serviço desde que eles vejam valor agregado.

Portanto, esse valor pode ser:

  • Um atendimento atencioso e personalizado.
  • Uma entrega ágil.
  • Um canal de comunicação eficiente e específico para solucionar possíveis dúvidas.

5. Capriche no visual de sua loja

De que adianta usar as mais diversas ações para se diferenciar no comércio varejista se o visual de sua loja não está nada bom?

Sendo assim, cuide da fachada de sua loja, aproveite as datas comemorativas que podem ser exploradas comercialmente, como o dia das mães, dia dos namorados, natal, aniversário da loja e diversas outras.

Enfim, o que não faltam são oportunidades para que você apresente ao seu cliente sua melhor oferta atrelada às preferências e necessidade traçadas na análise de comportamento do seu público consumidor.

É importante, também, que você tenha a ciência de que o essencial é gerar sentimento de valor em seu cliente, e não somente em si próprio, pois é o seu cliente que precisa perceber que há diferenciação do que seu comércio varejista faz em relação aos concorrentes.

6. Monitore e acompanhe!

Monitore suas ações de diferenciação, os principais indicadores de saúde financeira do seu comércio para ajustes de curto prazo, bem como para investimentos a longo prazo.

E lembre-se sempre de buscar apoio de um contador especializado em seu segmento de atuação, vez que uma contabilidade para comércio tem todo o conhecimento em soluções inteligentes para auxiliar o seu negócio a prosperar de forma sólida e lucrativa.

E se você precisar de ajuda, conte conosco!

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