Como lidar com a desmotivação no trabalho no comércio

 In Conteúdo Educativo

Quer saber como acabar com a desmotivação no trabalho em seu comércio e otimizar a sua produtividade? A Inconper Assessoria Empresarial Personalizada te explica!

Embora esse não seja um mal nítido em seus relatórios mensais, a desmotivação no trabalho repercute fortemente nos resultados do seu comércio, ainda mais quando falamos do varejo!

Por isso, para que você não seja prejudicado por esse vírus que apenas adoece a sua empresa como um todo, e faz com que seu negócio fique frágil a situações de aperto, nós, da Inconper Assessoria Empresarial, preparamos algumas dicas para que você blinde seu comércio contra a desmotivação no trabalho e se livre desse malefício aos seus resultados de uma vez por todas! Confira.

Entenda se a desmotivação no trabalho já não faz parte da rotina do seu comércio

Tentar evitar um mal que, infelizmente, já está impregnado em sua empresa pode acabar por resultar em uma abordagem inefetiva e perda de tempo e produtividade em seu negócio.

Sendo assim, é importante estar atento aos sinais de que os seus colaboradores estão infelizes em seu comércio, fatores como:

  • Atrasos;
  • Reclamações;
  • Metas que não cumpridas;
  • Conflitos entre colaboradores;
  • Entre demais ações negativas à sua empresa.

São formas de identificar que a desmotivação já está em seu ambiente de trabalho, e que já passou da hora de agir!

Seja transparente e entenda os seus colaboradores

Calma, não estou falando de permitir que os colaboradores montem em suas costas e ditem uma nova rotina de trabalho como bem entendem. Mas, sim, você precisar dar maior liberdade para que seus funcionários se expressem.

A partir de um entendimento das pretensões e objetivos dos seus funcionários, é possível que a empresa, como um todo, caminhe junto ao colaborador rumo ao um objetivo em comum, o crescimento mútuo.

Se o seu comércio tiver um número maior de funcionários, o que incapacite uma entrevista individual com cada colaborador, solicite aos responsáveis por cada setor para realizar essa análise e o alinhamento de feedback.

Recompense e separe as “maçãs podres”

Isso mesmo, como um processo de educação, da mesma maneira que você tem que recompensar os colaboradores que estão alinhados com o seu negócio, cumprindo o que foi estabelecido, garantindo uma superação das expectativas, – o mesmo que você deve fazer com os clientes, – é preciso também separar os colaboradores que realmente só causam atrasos à sua empresa.

Esses funcionários que não se encaixam precisam ser entendidos e transformados em verdadeiros colaboradores para o seu comércio, mas não se trata de passar a mão na cabeça de ninguém, e sim ter uma conversa franca!

Quem estiver ao seu lado precisa ser entendido e tratado como um verdadeiro parceiro do seu negócio, por outro lado, quem não quer nada com nada, precisa entender como os processos são feitos e se encaixar como uma peça que complementa todo o processo, caso contrário, terá que ser desligado.

Também não seja injusto, muitas vezes um excelente “nadador” pode estar correndo muito mal uma longa corrida – ou seja, talentos podem estar sendo desperdiçados em funções inefetivas.

Mas, para que você saiba realmente como lidar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas, conte com os profissionais da Inconper Assessoria Empresarial Personalizada e tenha muito mais tranquilidade em sua gestão, garantindo o tempo necessário para você cuidar dos seus processos.

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

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Sucesso e até logo.

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