Estratégia de desconto no comércio: como aplicar?

 In Contabilidade em Alphaville

Promover descontos é um meio de alavancar as vendas da sua loja, consequentemente, atraindo mais clientes e aumentando a lucratividade. Todavia, para que tudo isso aconteça, é necessária a aplicação de uma estratégia de desconto. 

Neste artigo, você vai descobrir como criar uma estratégia de desconto, de maneira que suas ofertas e liquidações sejam eficientes e propiciem resultados. 

Para aprender a vender mais, acompanhe o artigo até o final. Mas, primeiro, entenda porque é super útil fazer descontos no comércio.

Por que fazer descontos?

Em primeiro lugar, o desconto é bom para a empresa – se realizado de forma eficiente – e para o cliente. Consumidores adoram sentir que estão fazendo um bom negócio, que estão pagando pouco por algo que era mais caro. 

Mas, como mencionamos, você precisa de uma estratégia de desconto adequada para sua empresa não sair prejudicada: pode ser que você não consiga atrair o público-alvo e alavancar as vendas, ou que venda muito bem, mas não obtenha lucro satisfatório.

Descontos podem ajudar a divulgar sua empresa, chamando o público para sua loja. Podem, ainda, desencalhar produtos ou elevar o consumo de serviços pouco vendidos, além de destacar lançamentos e agregar valor à sua marca: basta uma estratégia de desconto adequada, voltada ao seu nicho.

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Como fazer uma boa estratégia de descontos

Para cortar preços, é necessário planejamento e objetivos claros, só assim você vai atingir os resultados esperados.

Desconto é apenas uma das táticas para atrair consumidores, mas pode colaborar muito para o desempenho da sua empresa.

Veja, a seguir, algumas dicas para criar uma boa estratégia de desconto.

Descontos em datas especiais

Não apenas Dia das Mães, Natal e Páscoa – que são muito importantes para o comércio. Você pode fazer uma campanha de descontos no mês de aniversário da sua loja ou no dia/mês do aniversário do seu cliente, por exemplo. 

Atente-se para datas menos conhecidas que podem combinar com seu nicho: se você tem uma livraria, pode oferecer descontos no Dia do Livro ou no Dia do Escritor. 

Observe o contexto à sua volta: época de Olimpíadas? Sua loja de roupas pode dar descontos em artigos esportivos.

Descontos segmentados

Criar ofertas específicas é uma boa estratégia de desconto. Você precisa conhecer bem o seu público-alvo para saber o que ele deseja.

Veja o histórico de compras dos seus clientes e faça promoções especiais para pessoas com certas características. Por exemplo, um autor lançou um novo livro e quem já comprou essa obra tem desconto. 

Procure ter o máximo de informações possíveis sobre os seus clientes: não é só o formulário de cadastro, mas observar o que eles pensam, fazem, procuram. Um bom meio para isso é utilizar as redes sociais: crie perfis em redes como Instagram e Facebook para interagir com o público e observar a concorrência, e guarde esses dados valiosos para utilizar como estratégia de desconto.

Descontos-relâmpago

As promoções-relâmpago são aquelas que duram muito pouco tempo. 

Uma boa estratégia de desconto é dar descontos “APENAS HOJE” ou “APENAS ATÉ TAL DIA”. Algumas lojas chegam a criar promoções por somente algumas horas, principalmente na área de e-commerce. 

Faça estes descontos rápidos com certa frequência, para que seu cliente se acostume a ficar de olho na sua loja.

Descontos pela Internet

Hoje em dia, tudo está na Internet. 

Você pode oferecer descontos exclusivos em suas redes sociais ou se o cliente comprar na loja online e não na loja física.

Divulgue estas promoções por meio de campanhas pagas no Instagram e no Facebook, por exemplo, e procure o máximo de engajamento com o público. Pesquise o que a concorrência está fazendo em termos de descontos: não copie, inspire-se.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre estratégia de desconto. Seja criativo, pense em como você pode agradar o consumidor e ao mesmo tempo lucrar! Se gostou, compartilhe! 

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

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Sucesso e até logo.

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Promover descontos é um meio de alavancar as vendas da sua loja, consequentemente, atraindo mais clientes e aumentando a lucratividade. Todavia, para que tudo isso aconteça, é necessária a aplicação de uma estratégia de desconto.
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