Custos fixos e variáveis – Quais são e como podem impactar na sua transportadora

 In Empreendedorismo, Gestão do negócio

Administrar uma empresa exige uma visão holística de toda a organização.

É por isso que atentar-se aos custos fixos e variáveis pode afetar diretamente a gestão e a tomada de decisão, sendo decisivo ao determinar os resultados da empresa e seus respectivos lucros ou prejuízos.

A maior parte dos produtos chega aos destinos pelo modal rodoviário, onde incorrem custos de combustível, pedágios, manutenções, embalagens, mão de obra, tributos, entre outros.

A soma de custos fixos e variáveis resulta em um alto montante que precisa ser repassado para os consumidores, o que eleva o preço dos produtos em todo território brasileiro. Do ponto de vista logístico, a cadeia de transporte representa cerca de 60% dos custos totais, entre custos fixos e variáveis.

Diariamente, transportadoras lutam para diminuir seus custos, a fim de obter uma margem de lucro que viabilize a operação. Também por isso, investir em um planejamento de custos fixos e variáveis é essencial para o sucesso da organização.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

Conheça os principais custos fixos e variáveis de uma transportadora

Cada empresa é única, portanto, os custos fixos e variáveis variam de acordo com sua natureza e forma de atuação. Ao se tratar de transportadoras, entender e conhecer seus custos é essencial para otimizar a gestão de receita e tomar decisões assertivas.

Os custos fixos são aqueles que, independente das operações, sempre estarão presentes. Ou seja, ainda que a transportadora não tenha nenhum frete contratado, esta terá que pagá-los. São exemplo de custos fixos:

  • folha de pagamento;
  • seguro dos caminhões;
  • licenciamentos;
  • depreciação;
  • aluguel;
  • conta de luz, entre outros.

Já os custos variáveis, são diretamente proporcionais a operação da empresa. No caso das transportadoras, quanto mais fretes ela realizar, maiores serão seus custos. São exemplos de custo variável:

  • combustível;
  • pedágio;
  • desgaste de pneus;
  • óleo para lubrificação dos motores;
  • manutenções periódicas, entre outros.

Para um bom planejamento de custos fixos e variáveis, é preciso conhecer e analisar a operação da empresa, de todas as formas. Afinal, não é possível melhorar algo que não se conhece.

Sempre que possível, os custos fixos devem ser os primeiros a serem cortados ou reduzidos, visto que representam uma despesa recorrente e, muitas vezes, dispensável. Ademais, os custos fixos serão cobrados mesmo que a transportadora não obtenha nenhum faturamento, o que pode facilmente levar a empresa a ter prejuízo.

Por último, mas não menos importante, deve-se reduzir os custos variáveis. Isso fará com que a empresa consiga ter uma margem de lucro maior em cada operação. Sempre que possível, substitua custos fixos por variáveis.

Uma gestão eficiente pode ajudar a conhecer e controlar os custos fixos e variáveis, melhorar processos, adequar o preço dos fretes e, consequentemente, ajuda as transportadoras a tornarem-se mais competitivas. Somente assim é possível satisfazer o cliente final e agregar valor à cadeia, desenvolvendo relacionamentos prósperos de longo prazo. 

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Summary
Custos fixos e variáveis - Como podem impactar minha transportadora?
Article Name
Custos fixos e variáveis - Como podem impactar minha transportadora?
Description
Administrar uma empresa exige uma visão holística de toda a organização. É por isso que atentar-se aos custos fixos e variáveis pode afetar diretamente a gestão e a tomada de decisão, sendo decisivo ao determinar os resultados da empresa e seus respectivos lucros ou prejuízos.
Author
Publisher Name
Inconper
Publisher Logo
Recommended Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.