Controle financeiro – Saiba como realizar e aumente seus lucros!

 In Empreendedorismo, Gestão do negócio, Gestão financeira

O controle financeiro é um dos pulmões de uma empresa.

Se as finanças estão em dia, o negócio pode respirar tranquilamente! Caso contrário, o empresário – mesmo que não intencionalmente – compromete a sustentabilidade do seu negócio.

Não há como fugir: você precisa controlar as finanças, caso deseje elevar o lucro da empresa. 

Fique tranquilo se você é do time dos que sentem dificuldades em organizar as finanças empresariais. Ou, ainda, se não sabe nem por onde começar.

Trouxemos algumas dicas de como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente e sem complicações. Quer saber como? Fique ligado no artigo!

Confira Nossos Servicos - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

1. Elabore um planejamento financeiro anual

Sabe aqueles custos que você considera mínimos e imagina que não causarão impacto negativo nas contas da empresa? Cafézinhos, assinatura de revista, dentre outros? Ao serem analisados dentro de um contexto anual, é possível visualizar que, sim, eles fazem diferença.

Seu planejamento deve trazer uma estimativa real do que a empresa terá para receber e o que irá gastar. Utilize o histórico de movimentações para provisionar o ano de operações.

Um bom planejamento financeiro empresarial é aquele que considera o pior dos cenários. Desta forma, mesmo que a empresa esteja em um período de dificuldades e incerteza, você saberá exatamente como agir e quais decisões tomar.

2. Separe as movimentações pessoais das profissionais

Um dos grandes erros de empreendedores que não realizam um bom controle financeiro é misturar a vida financeira pessoal e profissional – tornando-se impossível o acompanhamento dos números.

Se você contabilizar seus gastos pessoais junto dos profissionais, por exemplo, não consegue visualizar o lucro real empresa, suas retiradas mensais e as despesas referentes a pessoa jurídica e a pessoa física.  

3. Controle as contas a pagar e a receber

Junto ao planejamento financeiro, que comentamos anteriormente, você deve manter total controle sobre as contas que deverão ser pagas e aquelas que serão recebidas. 

O motivo é simples: a partir do controle destas informações, o empresário consegue provisionar os valores que serão recebidos a curto prazo e, assim, planejar suas ações. 

No caso das contas a pagar, analisá-las com cautela evita custos extras gerado por multas e juros por atraso.

4. Aposte na tecnologia

Você organiza as finanças da sua empresa manualmente? Apesar de possível, quase sempre essa escolha abre brechas para falhas manuais, que podem comprometer a sustentabilidade do negócio. Além disso, o controle financeiro tende a ser menos ágil.

Uma boa dica para otimizar o processo de controle financeiro é utilizar a tecnologia. Apostando em softwares de finanças, é possível lançar todos os dados e categorizá-los automaticamente. Além disso, os programas permitem a geração de relatórios aprofundados, muito úteis na avaliação das finanças empresariais.

Outra grande vantagem de utilizar a tecnologia refere-se a mobilidade. Como a maioria dos softwares possuem versão em aplicativo, você pode consultar, editar e organizar os dados financeiros da empresa quando e onde quiser.

Com o controle de todas as movimentações financeiras da empresa em dia, você consegue visualizar a real situação do negócio e tomar decisões assertivas, a fim de proteger o seu patrimônio e elevar os lucros.

Você já faz este controle? Possui alguma dificuldade? Fale conosco!

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Summary
Controle financeiro - Como realizar e aumentar meus lucros?
Article Name
Controle financeiro - Como realizar e aumentar meus lucros?
Description
O controle financeiro é um dos pulmões de uma empresa. Se as finanças estão em dia, o negócio pode respirar tranquilamente! Caso contrário, o empresário - mesmo que não intencionalmente - compromete a sustentabilidade do seu negócio.
Author
Publisher Name
Inconper
Publisher Logo
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.