Quero contratar vendedores temporários para minha loja. Como funcionam os contratos de trabalho pós reforma trabalhista?

 In Contabilidade em Alphaville

Determinadas datas comemorativas do ano, ou mesmo em alguns momentos da empresa, é comum iniciar a corrida para contratos de trabalho pós reforma trabalhista para o comércio para sua loja; não verdade?

Afinal, com um fluxo intenso de consumidores circulando em seu estabelecimento você não pode correr o risco de perder vendas por não ter vendedores suficientes para atender.

No entanto, houveram algumas alterações nos contratos de trabalho pós reforma trabalhista nas quais você deve estar bastante alerta ao contratar vendedores temporários para sua loja.

Por isso, fizemos este artigo pensando em você que está buscando a melhor maneira de contratar vendedores temporários para a sua loja.

Acompanhe!

Quero contratar vendedores temporários para minha loja. Como funciona os contratos de trabalho pós reforma trabalhista?

Para que todo esse procedimento para contratação de vendedores temporários ocorra adequadamente, a sua equipe responsável pelo processo seletivo deve ter conhecimento sobre a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Porém, lidar com questões como o desenvolvimento correto dos contratos e a definição do modelo de contratação não são tarefas tão fáceis, principalmente após a última reforma trabalhista brasileira.

Por isso, cabe também ao seu contador te dar apoio e apresentar opções sobre os tipos de contrato de trabalho e quais são os melhores caminhos para determinados processo de seleção, inclusive no que diz respeito a contratar vendedores temporários para sua loja. Consulte seu contador sobre este assunto.

Como contratar vendedores temporários?

Primeiramente é importante que você compreenda o que é trabalho temporário:

  • Trabalho temporário é um tipo de contrato de trabalho em que um serviço é prestado por uma pessoa física contratada por uma empresa mediadora, para atender à demandas e necessidades de trabalho de outras empresas.

Geralmente, um trabalho temporário supre demandas e necessidades sazonais como:

  • Páscoa, Dia das Mães e Natal, devido ao aumento de clientes nessas datas;
  • Substituição de vendedores que estão de licença.

E para utilizar essa modalidade de contratação, você precisa procurar empresas que oferecem esse tipo de serviço, que vão disponibilizar trabalhadores temporários eficientes para realizar as tarefas.

Se porventura o contrato for realizado sem uma empresa mediadora, já é considerado outro tipo de contratação regida pela CLT.

Algumas normas específicas para contratação temporária

Esse modelo de contratação temporária é regido por regras específicas:

  • O prazo inicial do contrato temporário é de no máximo 90 dias.
  • Conforme estabelecido pela lei 13.429/2017, um contrato de trabalho temporário não pode ultrapassar o limite de 180 dias consecutivos.
  • Caso necessário esse contrato pode ser prorrogado por mais 90 dias, caso sua loja comprove a demanda ou as condições de trabalho que resultou na necessidade dessa prorrogação.
  • O vendedor temporário tem direito ao 13° salário proporcional aos dias trabalhados, descanso semanal remunerado e férias.
  • Ele não tem direito aos 40% de multa do FGTS e nem ao aviso prévio.
  • O vendedor temporário tem por direito receber o mesmo salário que os demais vendedores que exercem a mesma função na loja.

Dica bônus para contratos de trabalho pós reforma trabalhista

É extremamente importante que você explique aos seus novos vendedores sobre a contratação temporária antes de efetivar o contrato para não evitar problemas depois.

Além de todas essas considerações, recomendamos também que você avalie outros direitos tanto da sua loja quanto dos novos vendedores contratados temporariamente.

Dentre eles estão o vale-transporte, vale-alimentação e outros.

E se porventura você quiser formalizar a efetivação de algum vendedor temporário, saiba que pode ser providenciada a contratação pela CLT a qualquer momento mesmo que o contrato temporário não tenha finalizado.

Portanto, agora que você sabe como funciona contratos de trabalho pós reforma trabalhista e como contratar vendedores temporários para sua loja, lembre-se de que você deve ficar cada vez mais ligado(a) nas questões trabalhistas.

E esse é um importante momento para você contar com o apoio de um bom contador para te ajudar a adotar uma abordagem mais proativa, com ações e sugestões e auxílio em temas financeiros, tributários e principais formas de fazer uma contratação temporária de vendedores.

E por isso nós temos um convite para você – conheça nossa empresa de assessoria contábil! Somos especializados em contabilidade para o comércio varejista, e podemos te ajudar – com toda certeza.

É uma satisfação para nós poder te ajudar.

Um forte abraço.

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

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Sucesso e até logo.

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