Como reduzir custos fixos na empresa de comércio – Aprenda com essas 5 dicas infalíveis!

 In Conteúdo Educativo

Procurando por soluções de como reduzir os custos fixos na empresa de comércio varejista? Entenda como estas 5 dicas podem te ajudar!

A categorização dos seus custos e despesas no momento de abertura do seu comércio pode ser uma grande dúvida para você, que deseja empreender com o comercialização de produtos em varejo, por isso, além de saber diferenciar os seus gastos é preciso saber como reduzir custos fixos e variáveis na empresa de comércio, assim como as suas despesas também.

Desse modo, na postagem de hoje vamos entender melhor do que se tratam os custos fixos do seu comércio varejista e como você pode reduzi-los de maneira a não afetar a sua qualidade e produtividade.

O que são custos fixos na empresa de comércio?

São considerados como custos fixos todos os gastos realizados para a produção de bens ou desenvolvimento de serviços que não variam de acordo com a sua demanda de operação.

Desse modo, independente de quanto você produza na sua empresa, esse tipo de gasto estará com o mesmo valor em seu levantamento de fluxo de caixa.

Esse entendimento proporciona maior previsibilidade no gerenciamento das suas contas, uma vez que você tenha ciência de quanto terá que desembolsar mensalmente com os custos fixos do seu varejo.

Mas, para que fique mais clara, confira alguns exemplos de custos fixos para empresas de comércio varejista:

  • Contrato de segurança ou vigilância noturna do estabelecimento;
  • Salários dos colaboradores, salvas comissões e horas extras;
  • Aluguel do ponto de comércio;
  • Contrato de limpeza do estabelecimento;
  • Entre outros.

Portanto, agora que você já sabe quais são os custos fixos da sua empresa, entenda com estas 5 dicas como reduzi-los!

Ações para reduzir os custos fixos no comércio varejista

Então, vamos entender agora mesmo como reduzir custos fixos na empresa de comércio, sem que isso impacte negativamente em sua produtividade e qualidade dos seus produtos. Confira nossas 5 dicas!

1 – Analise o seu fluxo de caixa

A primeira ação para a redução dos seus custos fixos é a análise do seu fluxo de caixa!

Sem dúvidas, com um fluxo de caixa muito bem estruturado é possível contemplar custos que estão apenas “criando volume” no caixa e não agregam em mais nada para o seu negócio.

2 – Faça mais em menos tempo

Outra dica muito boa para reduzir os seu custos fixos no varejo é a otimização da sua jornada de trabalho.

A procrastinação dos seus colaboradores, a longo prazo, custa muito para o seu negócio, mas você precisa encarar isso de maneira a motivá-los a fazer mais, com o objetivo de reverter essa situação.

Sendo assim, busque por oferecer incentivos aos seus colabores, buscando otimizar a sua produtividade e transformar o “fazer amanhã o que eu posso fazer hoje” em “fazer hoje o que eu poderia fazer amanhã”!

3 – Tenha um sistema de gestão ao seu lado!

A tecnologia, sem sombras de dúvidas, está reduzindo o custo de operação de muitas empresas, hoje existem inúmeras soluções possíveis para os mais diversos segmentos do mercado.

Sendo assim, tanto para o controle financeiro da seu comércio quanto para a gestão da sua capacidade de operação, é possível contar com um sistemas para comércio varejista.  

4 – Converse com os fornecedores

Outra forma de reduzir os seus custos fixos, ainda mais quando falamos de contratos a longo prazo, é uma renegociação com os seus fornecedores.

Mesmo que eles não cheguem a ceder o preço ideal para uma negociação contratual, um reacordo de condições de pagamento pode proporcionar o alívio necessário para sua gestão financeira.

5 – Avalie o que vale a pena terceirizar em sua empresa

Por fim, nossa última dica é focada na redução de custos com tarefas e departamentos que não estão gerando os resultados esperados e podem ser otimizados.

Nesse sentido, a terceirização de serviços, se bem avaliada, é uma ótima alternativa para a redução de custos fixos da sua empresa de comércio, além de te dar maior autonomia para focar em setores específicos do seu negócio!

Conte com um escritório de contabilidade especializado em comércio varejista!

Então, caso queiras saber mais sobre como reduzir custos fixos na empresa de comércio varejista, entre em contato com os profissionais especialistas da Inconper Assessoria Empresarial Personalizada.

Devido a nossa vasta experiência na prestação de serviços de contabilidade para comércio varejista, sabemos muito bem como te auxiliar com uma gestão muito mais assertiva e precisa.

O que acha de marcarmos uma conversa?

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






0 Compart.
Recent Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.