Como o lojista pode melhorar a gestão de pessoas e ter mais lucro?

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O que seria da loja sem os seus funcionários? Muitos lojistas focam no aumento das vendas e esquecem que para isso acontecer é preciso do empenho da equipe. Sendo assim, melhorar a gestão de pessoas impacta diretamente no faturamento da empresa. 

Essa otimização reduz os erros, aumenta a conversão de vendas, evita a evasão de funcionários e traz uma série de outros benefícios para a organização. 

Quer saber como melhorar a gestão de pessoas na sua loja? Continue acompanhando o artigo! 

Invista no bem-estar dos funcionários 

Valorizar o capital humano da empresa é o principal objetivo da gestão de pessoas. Nesse sentido, um aspecto muito relevante é investir no bem-estar dos trabalhadores — fazendo com que eles se sintam confortáveis, saudáveis e animados para executarem suas atividades. 

As medidas que podem ser adotadas para isso variam de acordo com a logística e tamanho da loja, mas veja algumas ideias que podem contribuir para ampliar o bem-estar da equipe:

  • oferecer lanches saudáveis;
  • criar um espaço próprio para o descanso;
  • disponibilize um bom plano de saúde;
  • permita intervalos e horários extras de descanso;
  • proporcione atividades de entretenimento, como jogos e filmes. 

O ambiente de trabalho também influencia o comportamento de funcionários e clientes. Portanto, vale a pena investir para deixá-lo sempre bem climatizado, organizado e decorado. Além disso, os móveis e equipamentos precisam funcionar perfeitamente e facilitar a rotina dos colaboradores. 

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Cultive o hábito de dar feedbacks 

Não é viável esperar que alguém melhore a sua produção, sem mostrar para essa pessoa quais são os seus erros e acertos. Oferecer feedbacks contínuos e honestos para os funcionários é muito importante para que eles consigam se desenvolver e superar os seus desafios internos. 

Muitos administradores só dão feedbacks negativos, só conversam diretamente com os funcionários quando algo não saiu da forma como esperado. Esse é um erro comum! No entanto, elogiar os colaboradores — inclusive na frente dos colegas — é uma forma de motivá-los a continuar aprimorando as suas práticas. Dessa forma, a equipe percebe que o esforço está sendo reconhecido e também fica mais engajada. 

Ofereça oportunidades de qualificação 

Investir na qualificação dos funcionários é bom para o profissional e também para a loja. Afinal de contas, manter uma equipe bem atualizada, seja qual for o ramo do negócio, é essencial para otimizar as práticas e processos executados dentro da empresa. Isso significa que menos erros operacionais vão ser cometidos e também eleva as chances de ideias interessantes surgirem.

Oferecer cursos e palestras realmente interessantes e condizentes com a área de atuação da equipe é uma ótima forma de melhorar a gestão de pessoas. Também é interessante presentear colabores que se destacaram pelo seus desempenhos com oportunidades de qualificação. 

Incentive o trabalho em equipe

Uma equipe desunida cria um ambiente desagradável, propenso a brigas e disputas que não levam a lugar nenhum. Para evitar isso, é imprescindível mostrar que é possível construir e alcançar os objetivos juntos. 

Essa não é uma tarefa fácil, principalmente quando o trabalho envolve vendas. Entretanto,  algumas medidas, como fazer um happy hour no final do expediente e criar metas coletivas, podem contribuir para criar esse senso de união.  

Pronto para aplicar novas estratégias para aperfeiçoar a gestão de pessoas no seu negócio? 

Atitudes aparentemente simples podem fazer uma grande diferença na rotina dos funcionários e, consequentemente, no lucro da loja. Além do aspecto financeiro, a melhor administração do capital humano da organização cria um ambiente agradável — algo interessante para todos os envolvidos. 

Quer ajuda para melhorar a gestão de pessoas na sua loja?

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