Como motivar funcionários no varejo?

 In contabilidade para comércio varejista

Saiba como motivar funcionários no varejo, e assim diminuir custos e aumentar os lucros da sua loja! 

Uma loja movimentada, ambiente de trabalho promissor, clientes satisfeitos e resultados positivos. Esse é o sonho de qualquer empreendedor que almeja sucesso no varejo. Para que isso aconteça, entre outros fatores, é muito importante cuidar do capital humano da loja, ou seja, investir em motivar funcionários no varejo.  

Afinal, os colaboradores são peças fundamentais para que os clientes fiquem satisfeitos. O colaborador é o retrato do seu negócio e o comportamento dele pode influenciar a fidelização do cliente ou afastar pessoas do negócio. Mas a questão é: como motivar funcionários no varejo? Leia até o final para descobrir! 

Antes de entender melhor sobre como motivar funcionários no varejo, é necessário entender quais são os malefícios de não motivar a sua equipe! 

Custos com o desligamento 

A cada vez que um colaborador se desliga da sua empresa, aumenta a rotatividade de funcionários, o que gera mais gastos tanto com o pagamento dos impostos do acordo de rescisão quanto com a busca de um novo colaborador que possa substituir o antigo.

Além de tudo, esse retrabalho frequente pode gerar a incerteza de que o próximo colaborador contratado talvez não permaneça no emprego, o que vai gerar cada vez mais gastos.

Redução nas vendas

No varejo, a equipe de vendas é um setor estratégico para que a loja tenha sucesso. Entretanto, um vendedor desmotivado não consegue ter um volume de vendas interessante. O baixo volume de vendas resume-se em prejuízo para a sua empresa. 

Aumento dos erros

Todo funcionário que se sente mal na empresa tende a trazer resultados negativos para o seu negócio. Se ele se sente desmotivado a ir trabalhar, a exercer sua função e frequentar o ambiente de trabalho, provavelmente comete mais erros.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

Entenda como motivar funcionários no varejo

Muitos são os fatores que podem desmotivar o colaborador a trabalhar para a sua empresa. Um salário baixo, por exemplo, pode influenciar o funcionário a não se esforçar para um bom desempenho na empresa. Desentendimentos com outros colaboradores podem afetar o estado emocional do funcionário e prejudicar o clima no local de trabalho.

Portanto, confira algumas estratégias para motivar funcionários no varejo e impulsionar o seu negócio: 

Reconhecimento 

Oferecer premiação por desempenho, como cartões pré-pagos, folgas para o funcionário que mais se destacar semanalmente, bônus salarial para os funcionários que baterem as metas e comissão por vendas efetuadas.

Happy Hours

Organize happy hours com os colaboradores para gerar mais proximidade entre eles fora do local de trabalho. Isso deixa o ambiente mais harmonioso, reduz o estresse e pode até mesmo evitar brigas. 

Treinamentos 

Ter colaboradores bem atualizados sobre as boas práticas do mercado também é importante e benéfico para a carreira do funcionário. Disponibilizar cursos de abordagem ao cliente, por exemplo, é interessante para estimular a criatividade e o carisma. 

Sugestões

Dar oportunidade para que os funcionários tenham voz ativa no negócio, isso é, estar aberto para sugestões. Dessa forma, faz com que o funcionário se sinta importante para a empresa.

Infraestrutura 

É essencial fornecer equipamentos para facilitar o trabalho e a comunicação do colaborador com o cliente, e também com os outros funcionários. Assim, ele pode desempenhar a função com maior agilidade e envolvimento.

Plano de carreira

Disponibilize um plano de carreira para todos os funcionários. Se um colaborador sabe que tem uma oportunidade de futuramente exercer um cargo maior na empresa, ele vai se desempenhar mais para merecer o destaque.

Entendeu como motivar funcionários no varejo? Comércios exigem jogo de cintura e atenção a cada detalhe. Mas se você consegue perceber como agradar tanto a clientela, quanto os funcionários, você pode alcançar um maior desempenho empresarial, e assim mais resultados positivos.

Entendeu como você pode motivar funcionários no varejo? Continue acompanhando os artigos do blog e, caso precise de ajuda, entre em contato conosco!

É sempre um grande prazer poder ajudar! 

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Recommended Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.