Como conseguir mão de obra qualificada no varejo?

 In contabilidade para comércio varejista

O setor varejista emprega milhões de pessoas no Brasil. A indústria está atualmente em um estado de mudança, em grande parte devido ao rápido crescimento do varejo on-line. Nos próximos cinco a dez anos, as vendas no varejo online continuarão a aumentar. Sendo assim, diante deste cenário, como conseguir mão de obra qualificada no varejo? 

Todo mundo sabe que o varejo é um dos setores mais acirrados da economia. Para alcançar sucesso em um mercado tão competitivo, é preciso se destacar, melhorando a estrutura da loja, a qualidade dos produtos, otimizando as formas de pagamento. 

Além disso, é primordial investir em mão de obra qualificada. Afinal, o atendimento é essencial para atrair, conquistar e fidelizar os clientes. Quer saber como encontrar o capital humano mais adequado para atuar no seu negócio? Leia até o final! 

Defina o perfil profissional que deseja 

O primeiro passo para conseguir mão de obra qualificada no varejo ou em qualquer outro setor, é definir qual é o perfil profissional adequado para a empresa. Para executar essas tarefas, dentro do contexto em que a organização se encontra, como deve ser o profissional ideal. 

É preciso delimitar quais são as habilidades necessárias às características de personalidade. Tudo deve ser pensado considerando as responsabilidades e funções que vão ser desempenhadas. Afinal, de nada adianta contratar um ótimo profissional, mas que teria uma atuação brilhante apenas em um setor da empresa que não precisa de novos funcionários no momento. 

Pesquise onde estão os profissionais adequados 

Após definir quais são as características procuradas, é necessário verificar onde estão as pessoas que atendem ao perfil desejado. Se o profissional precisa ser especialista em marketing, é válido procurar em instituições de ensino superior e de pós-graduação renomadas nessa área no mercado. 

Também é importante verificar se não existe nenhum colaborador da empresa com o potencial e a vontade de ocupar a vaga. Afinal, é muito mais fácil alterar o cargo de alguém que já está acostumado com as políticas da empresa, além de ser uma forma de reconhecer as qualidades do capital humano da organização. 

O LinkedIn também é uma ferramenta interessante que pode ser aproveitada para selecionar profissionais adequados. É possível, por exemplo, pedir indicações aos contatos da rede ou fazer buscas pelo perfil adequado na plataforma. 

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Ofereça vagas atraentes

Se o objetivo é contratar os melhores especialistas do mercado, é fundamental desenhar uma vaga atraente o suficiente para ser escolhido por ele. Afinal de contas, é bem provável que a sua empresa não seja a única a querer tê-lo no quadro de colaboradores. 

Para não perder o talento, é essencial reconhecer a trajetória, habilidades e experiências acadêmicas do profissional e oferecer uma vaga condizente. Caso contrário, mesmo que ele aceite a vaga, é muito provável que não fique muito tempo por não estar satisfeito com ela. 

Invista no processo seletivo 

O processo seletivo é essencial para que a mão de obra qualificada seja encontrada em meio aos demais candidatos. Afinal de contas, não basta apenas ter um excelente currículo. Por isso, é fundamental que existam profissionais capacitados para avaliar os candidatos e descobrir quais são as suas reais habilidades e de que forma eles poderiam auxiliar o crescimento da organização. 

A postura, a forma de se comunicar e de organizar as ideias, todos os detalhes precisam ser analisados durante o processo. Profissionais especializados na seleção de pessoal vão poder verificar quais são as ferramentas e processos que devem ser aproveitados para realizar essa análise. 

O investimento no processo seletivo significa economia para a empresa a longo prazo. Melhorar a assertividade nas contratações reduz as despesas com desligamentos, e com a realização de novas buscas por profissionais. 

Encontrar mão de obra qualificada no varejo exige esforço e estratégia. Apesar de não ser fácil, a dedicação a essa etapa é fundamental para o sucesso do negócio. Sendo assim, esperamos que as dicas deste conteúdo sejam úteis para que você consiga contratar os profissionais mais adequados para a sua loja. 

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