Como começar uma loja do zero? – Passo a Passo

 In Empreendedorismo, Gestão do negócio

É o sonho de muita gente ter seu próprio negócio e atingir a liberdade financeira.

Muitos planejam abrir uma loja, seja física, online ou ambas ao mesmo tempo, dando adeus a vida de ser funcionário. Mas montar uma loja de forma eficiente não é tão simples – e nem tão complicado. Neste artigo, você verá como começar uma loja do zero.

Continue lendo e confira um passo a passo para começar sua loja, legalmente, com boas perspectivas de sucesso. Lembre-se: tudo depende de você, da sua dedicação, de seus conhecimentos de gestão e marketing e de uma boa equipe, se for o caso.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Barueri e SP - Inconper

1. Faça um planejamento

Ou seja, tenha uma ideia de comércio. Qual vai ser o segmento ao qual você vai se dedicar? 

Ao verificar como começar uma loja, não aja por impulso: pense, pondere, avalie seus recursos financeiros e seus conhecimentos – você pode ampliá-los – e seja realista. Não necessariamente você tem que abrir uma loja se baseando em sua formação ou experiência profissional, mas é claro que isso ajuda – principalmente a experiência.

Pesquise o nicho de mercado, a concorrência, defina exatamente o que você vai vender, sejam produtos ou serviços. Reúna capital social, procure conseguir investidores ou parceiros, se desejar – mas cuidado para não se endividar demasiadamente com empréstimos ou desperdiçar dinheiro.

Resumidamente: faça um plano de negócios. Existem vários modelos prontos para preencher, e assim, ter uma ideia clara dos objetivos que você tem com seu empreendimento. 

2. Formalize a empresa

Toda empresa precisa funcionar de forma legal. Você deve constituir seu empreendimento formalmente, tornando-se pessoa jurídica com um CNPJ. Essa parte pode ser um tanto complexa, mas facilitada com a formalização MEI (Microempreendedor Individual), em que tudo pode ser realizado online, abertura e fechamento, e com todos os impostos reunidos em um documento DAS.

Se você quer saber como começar uma loja, precisa se informar sobre tributação. Existem três regimes tributários no Brasil: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. O último é o mais simples, mas tem algumas limitações para o empresário. Já as constituições jurídicas também são várias, como:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • EI (Empresário Individual);
  • ME (Microempresa);
  • EPP (Empresa de Pequeno Porte);
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Depende do seu faturamento, do porte e da atividade da empresa. O MEI, por exemplo, permite apenas 1 funcionário e faturamento anual máximo de R$ 81.000, além de barrar algumas atividades (CNAE), mas é incluído automaticamente no Simples Nacional.

Você vai precisar de alguns documentos municipais, estaduais e federais e alvarás de funcionamento, dependendo de sua atividade e enquadramento empresarial. Recomendamos que contrate um bom contador, de confiança, para orientá-lo da melhor forma.

Escolha o local

Caso você decida não trabalhar home office, vai precisar de um endereço. E ainda que você tenha um negócio apenas online, é obrigatório apresentar endereço e telefone empresariais. 

Se você optar por uma loja física, deve verificar se é possível colocar uma loja no lugar desejado, conforme as leis municipais. Procure escolher um bom ponto, essa é uma das chaves para saber como começar uma loja: onde haja bastante circulação de pessoas, notadamente seu público-alvo. É claro que os bons pontos são mais caros, mas, se você adquirir recursos, vale a pena.

Peça licença para funcionar

Eis mais uma parte da burocracia para a abertura de uma loja.

Depende do seu município e do seu Estado. Verifique a necessidade de pareceres, licenças e vistorias na prefeitura e em sites como o SEBRAE – que está presente em várias cidades, disponível para você tirar dúvidas e pedir orientação -, além da ajuda de um contador ou advogado. 

Você deve, por exemplo, solicitar a concessão de autorização ou licença para o estabelecimento. Ou seja, avisar da abertura da loja à prefeitura, conseguindo a declaração prévia. 

Não se esqueça da obrigatoriedade de um Livro de Reclamações, para qualquer loja de prestação de serviços ou venda. 

E aí, o que achou do nosso passo a passo básico sobre como começar uma loja? Você pode começar uma loja do zero com um bom planejamento, decidindo se vai ser um empresário individual ou ter sócios e onde se enquadrar em termos tributários e jurídicos. 

Precisa de ajuda para abrir a sua loja? Entre em contato conosco!

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Fale conosco! A Inconper é uma contabilidade em Barueri – SP.

Siga-nos no Facebook: @inconper

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!






Compartilhe nas redes!

0 Compart.
Summary
Como começar uma loja do zero? - Passo a Passo
Article Name
Como começar uma loja do zero? - Passo a Passo
Description
É o sonho de muita gente ter seu próprio negócio e atingir a liberdade financeira. Muitos planejam abrir uma loja, seja física, online ou ambas ao mesmo tempo, dando adeus a vida de ser funcionário. Mas montar uma loja de forma eficiente não é tão simples - e nem tão complicado. Neste artigo, você verá como começar uma loja do zero.
Author
Publisher Name
Inconper
Publisher Logo
Recommended Posts

Leave a Comment

Fale Conosco

Não estamos por perto no momento, mas envie um email e lhe responderemos em breve.