Atrair clientes para o comércio: 4 dicas infalíveis!

 In contabilidade para comércio varejista, Empreendedorismo, Gestão do negócio

Atualmente, a concorrência está muito acirrada em quase todos os nichos do comércio. Por isso, investir em ações para atrair clientes, focando em diferenciais competitivos, se torna cada vez mais essencial.

Sem clientes: sem vendas e sem faturamento. Uma empresa que não fatura, com lucro, fecha. Para que isso não ocorra com o seu negócio, neste artigo você vai conferir 4 dicas infalíveis para atrair clientes para seu negócio.

Continue lendo e descubra que é possível conseguir mais clientes e aumentar a fidelização a partir de estratégias simples, porém que devem ser executadas com eficiência e conforme seus recursos.

1. Faça eventos in house

Eventos in house (“em casa”, em português) são aqueles que ocorrem dentro da sua loja. Trata-se de uma boa forma de atrair novos e antigos clientes. 

Atrair clientes para sua loja em um evento criado por sua empresa é uma das maneiras de fazer networking, ou seja, aumentar sua rede de contatos, e, além disso, agregar mais valor à sua marca, em especial na região onde está localizada sua loja.

O segredo é atrair a maior quantidade de pessoas possível. Mas seja criativo: vai ficar só no cartaz ou na plaquinha? Nem sempre “coquetel gratuito” é suficiente ou efetivo para conseguir novos clientes. Prepare tudo com muito cuidado, focando no cliente, colocando-se em seu lugar.

No evento, você pode ofertar brindes gratuitos e fazer parcerias com outras lojas, atraindo os clientes delas. Você ainda pode realizar sorteios de cupons ou produtos e serviços. 

Falamos antes que nem sempre apenas “coquetel gratuito” basta, mas oferecer bebidas e petiscos gratuitos, sem dúvida, ajuda a atrair clientes. 

O importante é pensar no que seu público-alvo gosta e no que você vende. 

2. Compareça a feiras e outros eventos

Não deixe de se “enturmar” no mercado, em especial no seu nicho. 

Esteja presente em feiras e outros eventos em que possa conversar com parceiros, observar concorrentes, e, principalmente, atrair clientes. Crie promoções, mostre o que você tem de melhor e foque no atendimento ao consumidor.

Você vai poder aumentar suas vendas e ainda mostrar sua marca ao mercado e ao público-alvo com veemência – se fizer uma boa apresentação, é claro.  

Mais uma vez, você pode fazer networking, o que é super importante para os negócios. 

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3. Faça promoções  

Preço ainda é o principal diferencial para a escolha da maioria dos clientes, ainda mais em um país que está passando por uma grande crise econômica como o Brasil. 

Então, para atrair clientes, faça promoções, conceda descontos, cupons… Aproveite datas especiais, como Dia das Mães ou Dia das Crianças, conforme seu nicho. Há datas pouco conhecidas, como o Dia do Livro, mas que podem combinar com o seu negócio (caso seja uma livraria, por exemplo, essa pode ser uma opção). Portanto, esteja atento.

Sobre promoções, planeje-as com uma margem minimamente atrativa para você, afinal, não adianta só vender e praticamente não lucrar. É claro, em caso de produtos muito “encalhados”, pode ser necessário colocar o preço bem baixo para “se livrar deles”, mas cuidado para não desvalorizar sua marca. Invista, antes do preço baixo, em marketing.

Dica: tenha um programa de CRM que controle o estoque, as vendas, os lucros, as entradas e saídas.

4. Invista em redes sociais e em seu site

Não importa se seu negócio é somente online, online e offline ou apenas offline. É importante que você tenha um site corporativo (seunome.com.br ou seunome.com, por exemplo) e que também esteja presente nas redes sociais. 

Aliás, nas redes sociais – das quais destacam-se, no comércio, (Facebook, Instagram e LinkedIn) você pode fazer networking, conhecer melhor o público-alvo para saber como atraí-lo, interagindo com ele, além de vigiar a concorrência. 

Cuidado: não se limite a postar o que você vende, foque em conteúdo de qualidade que interesse ao seu público. Nesse contexto, um blog pode ser uma boa alternativa para atrair clientes, assim como promoções em redes sociais.

Por exemplo: marque 3 amigos nos comentários da publicação, siga-nos e concorra a “X prêmio”; cadastre-se no site ou na nossa newsletter e ganhe um cupom de 20% de desconto; compartilhe a nossa postagem com “X hashtag” e participe do nosso sorteio; entre outras possibilidades!

Uma dica final para atrair clientes é investir no LinkedIn, uma excelente rede social para networking e para criar valor a uma marca.

Então, gostou das nossas dicas sobre como atrair clientes para seu comércio? Não importa se você é grande ou pequeno, a batalha contra a concorrência é contínua e vence quem pensa nas melhores estratégias, atendendo ao seu público com eficiência e agilidade. 

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Até a próxima! 

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