BENCHMARKING PARA O COMÉRCIO – O QUE É, E COMO USÁ-LO A FAVOR DO SEU NEGÓCIO

 In contabilidade para comércio varejista

Benchmarking para o comércio, mas o que isso significa?

Você certamente já ouviu falar sobre a importância da análise da concorrência no comércio, mas será que já percebeu como pode tirar proveito disso para potencializar seus resultados no comércio?

Mas o que é esse tal, não tão popular, mas muito falado no meio corporativo: BENCHMARKING?

Esse termo dá nome a um tipo de processo que serve para comparar a concorrência, e melhorar a empresa em vários sentidos.

Ou seja, com o benchmarking, é possível:

  • Fazer melhor análise de produtos, serviços e práticas empresariais.
  • Melhorar a gestão da empresa.
  • Entender como se comporta e como age a concorrência.
  • Ter novas ideias para melhorar os processos.
  • Entre muitos outros.

Trata-se, portanto, de um trabalho intensivo, onde é possível aprender e entender o que e onde é importante melhorar dentro dos contextos empresariais, comerciais e assim por diante.

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Tipos de benchmarking no comércio

Existem na verdade, 4 tipos distintos. São eles:

  1. Benchmarking competitivo – ligado aos processos da organização, comparado à concorrência.
  2. Benchmarking genérico – visa fazer comparativos dos parâmetros de funcionalidades da loja, exemplo: quanto tempo passa até um produto chegar ao cliente, após compra.
  3. Benchmarking funcional – envolve também, foco nos processos de distribuição e é geralmente comparado ao anterior já citado.
  4. Benchmarking interno – toma como referência, processos e práticas de outros setores que pertencem à empresa. Contribui com a melhoria de cada um deles no âmbito interno.

E como aplicar o benchmarking no comércio?

Existem alguns passos relevantes a serem estruturados, seguidos e conhecidos.  Vamos então à listagem!

  1. Observe o que sua empresa precisa para melhorar os processos. Exemplos: agilidade nas entregas, melhor atendimento…
  2. Decida quais os concorrentes que irá analisar. Toda comparação deve ser dentro da realidade do seu negócio, afinal de contas, não dá para fazer comparações, se destoar dos objetivos em comum. Concorda? Observe como as demais empresas do mesmo porte e segmento tem se destacado no mercado. Valide os processos mais utilizados, aqueles que foram eliminados delas e aqueles que estão bem funcionais. 
  3. Faça comparações de objetivos estratégicos, de como e onde e de que maneira atuam, seja na linha offline, como no ambiente digital – e-commerce. 
  4. Faça uma análise criteriosa dos seus canais de atendimento e compare-os com os dos demais concorrentes. Veja em que você e sua empresa estão falhando e o que podem e devem melhorar.

E qual a importância do contador no processo de benchmarking para o comércio?

Ter um GPS na hora de viajar, ajuda muito, concorda?

Principalmente quando você nunca percorreu determinada região. Assim, acontece quando você pode contar com uma assessoria contábil especializada em contabilidade para o comércio e conta com a parceria de profissionais contadores capacitados para cuidar de cada aspecto legal e contábil, o que contribui, e muito, para que você tenha êxito nos negócios. 

E isso, porque uma assessoria contábil especializada em comércio, pode beneficiar seu negócio com:

  • Redução de encargos trabalhistas;
  • Redução de custos no comércio.
  • Redução de tributos para comércio.
  • Maior lucratividade no comércio.
  • Crescimento acelerado para comércio.
  • Dentre outros. 

Portanto, se você quer ter um comércio rentável, lucrativo e em total conformidade com o fisco, venha agora mesmo conversar conosco. Estamos prontos para entendermos e atendermos suas necessidades corporativas.

Até breve…

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Sucesso e até logo.

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